top of page
  • Foto do escritorAlvoCom Tecnologia e Comunicações

Chico Bento faz 63 anos: criação do personagem tem relação com a cidade de Cotia; entenda

Chico Bento. Foto: Instagram Turma da Mônica  Chico Bento, um dos personagens mais queridos da Turma da Mônica, completou 63 anos nessa segunda-feira (1º).


O aniversário foi relembrado no perfil oficial do Instagram da Turma da Mônica:“ARA que tem festa na Vila Abobrinha, sô! Hoje é aniversário do caipirinha mais querido de todos. Ele é simpático, simples e adora uma boa goiaba. Feliz aniversário, Chico! 💖”.


Desde 1982, Chico Bento tem sua própria revista. A inspiração das histórias dele vem das lembranças de infância do cartunista Maurício de Sousa, seu criador. Porém, antes disso, o nascedouro de Chico teve outra história.


CHICO BENTO E COTIA


Talvez, o que poucos saibam, é que a criação do personagem caipira da Turma da Mônica tem relação com a cidade de Cotia. Isso porque, no início de 1960, a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) pediu que Mauricio de Sousa elaborasse uma história em quadrinhos que retratasse a realidade do campo.


“Resolvi criar personagens infantis – era minha especialidade – e nasceram dois meninos para preencherem a página encomendada: Hiroshi, filho de imigrantes japoneses, vivendo numa granja, e Zezinho, filho de chacareiros brasileiros”, explica o autor em entrevista ao portal O Povo.


“Criei um personagem bem diferente, talvez meio inspirado no Jeca Tatu do Monteiro Lobato. Os traços no novo personagem eram muito diferentes do Chico atual. Eu demorei um pouco para ir atenuando e arredondando as formas até chegar ao Chico Bento que vocês conhecem”, recordou o cartunista.


Após um período, a revista da cooperativa parou de circular, mas a história do menino do campo já tinha conquistado várias pessoas. Veja matéria completa em:





0 visualização0 comentário

Opmerkingen


bottom of page