top of page
  • Foto do escritorAlvoCom Tecnologia e Comunicações

Proibido o consumo de ostras, mariscos e vôngoles no Estado de São Paulo

Foto: Cetesb Técnicos do Governo de São Paulo constataram a presença de microalgas Dinophysis Acuminata, causadoras do fenômeno conhecido como Maré Vermelha, em praias do litoral paulista, mais precisamente  em Cananeia, Peruíbe, Itanhaém e Praia Grande, além de São Sebastião no norte do estado.

O Estado publicou, no Diário Oficial, uma nota técnica com a recomendação para a suspensão do comércio e consumo de moluscos bivalves provenientes do litoral paulista produzidos a partir de 30/07/2024.

A medida, segundo o Estado, é preventiva e deve ser seguida até que os novos resultados das análises sejam liberados atestando a segurança para o consumo dos animais.

Cetesb

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que o as ações para este tipo de ameaça são feitos em conjunto com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Meio Ambiente (Semil).

Equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA  realizaram ontem e hoje (13 e 14/08), coletas de amostras em fazendas marinhas na região litorânea do estado. 

As análises das amostras de água do mar detectaram altas concentrações de microalgas potencialmente tóxicas, confirmando a chegada do fenômeno Maré Vermelha. Saiba mais em: https://www.granjaviana.com.br/noticia/proibido-o-consumo-de-ostras-mariscos-e-vongoles-no-estado-de-sao-paulo

2 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page