top of page
  • Foto do escritorAlvoCom Tecnologia e Comunicações

Sacos de areia: veja como cidade do litoral paulista tenta barrar avanço do mar

Com os sacos de areia posicionados na área da orla da praia, a ideia é tentar frear os estragos causados pela água, que atinge níveis cada vez mais preocupantes

Foto: Divulgação 


O aumento do nível do mar nas cidades litorâneas tem obrigado a população e as autoridades a buscarem soluções urgentes. Em Barra do Una, uma pequena reserva em Peruíbe, a saída tem sido usar sacos de areia para tentar barrar o avanço das águas.


A ação é parte de um projeto inédito do governo do estado na região. Com os sacos de areia posicionados na área da orla da praia, a ideia é tentar frear os estragos causados pela água, que atinge níveis cada vez mais preocupantes.


Chegando perto da Avenida Beira Mar, o mar está se aproximando da Barra. O local, antes protegido pela vegetação, foi tomado de areia. Em nota, a Fundação Florestal explicou que o uso de “bags de areia” deverão ser usados para a contenção dos trechos mais afetados. Outra estratégia é a realocação de moradores.


De acordo com o diretor-executivo da fundação, Rodrigo Levkovicz, outra medida estudada é a implantação de braços de pedra. Não há, ainda, estimativa da altura ou extensão do muro que será adotado.


O que diz o governo do estado e a prefeitura


O governo reconhece que o problema é sério e criou um sistema de alerta para ressacas e inundações costeiras, usando drones para monitorar a situação. A ideia é tentar antecipar os problemas e agir rápido para proteger as pessoas.


A prefeitura de Peruíbe também informou que atua no problema, reforçando a faixa de areia perto das casas e fechando alguns acessos à praia para tentar ajudar a vegetação a se recuperar.


A esperança é que essas medidas consigam, pelo menos, segurar um pouco o avanço do mar e dar mais tempo para os moradores.


Com informações dos jornais Folha de São Paulo e Metrópoles Veja mais em: https://www.cotiaecia.com.br/2024/08/sacos-de-areia-veja-como-cidade-do.html


1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page